Gregory J. Markopoulos
R. Arco do Cego 50
1000-291 Lisboa
Portugal
Gregory J. Markopoulos
Gregory J. Markopoulos, Gilbert and George, 1975/1989-91, 12 min
Gregory J. Markopoulos, Genius, 1970/1989-91, 80 min
Introduced by Mark Webber
Figura ímpar na história do cinema, Markopoulos abandonou os Estados Unidos, depois de ter sido uma das figuras cimeiras do New American Cinema, vindo, inclusivamente, a retirar os seus filmes de circulação. Na última década da sua vida, dedicou-se a rever e a reeditar os seus filmes desde finais dos anos 1940, num projecto de 80 horas, Eniaios (palavra grega, significan- do “carácter único” e “unidade”), ciclo que, enquanto tal, e como um ritual, se destina a ser visto cada quatro anos, num sítio único, Temenos.
Projecção precedida da apresentação do livro Film as Film: The Collected Writings of Gregory J. Markopoulos, organizado por Mark Webber, com um prefácio de P. Adams Sitney e publicado por The Visible Press (2014)
ENIAIOS III – REEL 1 – GILBERT AND GEORGE
Markopoulos retratou artistas como Moravia, Nureyev ou De Chirico. Este retrato da dupla Gilbert & George é marcado pela ausência da imagem interrompida por fragmentos dos corpos destas duas esculturas vivas, e pela ausência de movimento.
ENIAIOS III – REELS 2, 3, 4 – GENIUS
Um retrato triplo, inspirado na lenda de Fausto, do artista britânico David Hockney, do pintor surrealista argentino Leonor Fini e do comerciante de arte Daniel-Henry Kahnweiler. Com uma estrutura calculada, Genius constitui a secção central de Eniaios III.